terça-feira, agosto 11, 2009

OS.25LA – Enfim as Modificações


A primeira coisa a ser feita antes de realizar qualquer trabalho, é assegurar-se de que tem as ferramentas corretas. tungsten_carbide_burrs_prd0_jpg_thumb-250x252-fit_jpeg_thumb-250x252-fitPara o trabalho no bloco, optei por utilizar Limas Rotativas Tyrolit. Como o trabalho é manual, o segredo para um bom resultado é manter sob controle tanto a ferramenta como a peça a ser trabalhada. O uso de ferramentas rotativas com alto poder de corte em materiais dúcteis como as ligas de alumínio pode dar a falsa impressão de que teremos total controle sobre as forças e esforços atuantes no ponto de contato, porém o risco de ocorrer uma “escapada” com a possibilidade de danificar a peça e conseqüentemente todo o trabalho que se está realizando. Ajuste a rotação da micro-retífica para rotação de média a alta. file_348_64Baixa rotação em alumínio aumenta o risco de a ferramenta resvalar. O excesso de rotação diminui o tamanho do cavaco, porém aumenta a velocidade de corte a um nível que talvez se perca o controle da profundidade. Enfim, ajuste a rotação a um nível que lhe propicie conforto. Eu utilizo uma micro-retífica Black & Decker que permite variar a rotação do mandril em uma escala de 1 a 6. Para este trabalho, optei pela posição 4.
Primeira modificação:

Abertura do escape no Bloco

Tem o propósito de facilitar o fluxo dos gases queimados para fora da câmara de combustão, deixando apenas mistura nova para o próximo ciclo. Isso melhora a energia gerada na explosão, o que não ocorreria se o volume na câmara de combustão tivesse parte de gases provenientes da queima anterior. Aliás, o ideal seria ter o maior volume possível de mistura nova no interior da câmara de combustão, como o proporcionado pelo uso de turbo compressor ou pipa de ressonância.
Como na modalidade de Speed Promo não podemos utilizar estes equipamentos, a idéia é obter um resultado similar com modificações que simulem seus efeitos. Nesse sentido, abri este “rasgo” na direção da abertura de escape da camisa preservando a aba superior e inferior onde se apóia a mufla, pois as utilizarei como suporte e guia para poder alterar a área de saída dos gases. Para quê? Simular os efeitos da pipa de ressonância, ou seja  manter uma maior quantidade de mistura nova dentro da câmara que será acelerada desde o venturi através das outras modificações que mostrarei por aqui. Toda a lateral será fechada com uma ou várias tampas que modificarão a abertura que agora será traseira.
Em tempo: desculpem a qualidade das imagens deste álbum, foram tomadas com um telefone celular.





Nenhum comentário: